Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

19 janeiro, 2014

Como Ajudar um Alcoólatra a Parar de Beber

Ver a vida de um amigo ou familiar ser destruída pelo alcoolismo é profundamente angustiante e frustrante. Uma vez que alguém fica viciado em álcool, ele ou ela deve entrar em um programa de reabilitação para conseguir ajuda. Este artigo explica como saber se alguém é realmente um alcoólatra e como ajudá-lo a conseguir o tratamento necessário.

editarMétodo 1 de 3: Descobrindo se a reabilitação é necessária

  1. 1
    Procure por sinais de alcoolismo. Alguém que tem um problema com álcool pode não ter chegado no limite do alcoolismo completo. Um problema com álcool pode ser tratado e superado por alguém sozinho, enquanto o alcoolismo é uma doença que não pode ser curada, e que demanda uma intervenção externa para ser controlada. Se a pessoa em questão demonstra estes sinais, ele ou ela deve ser alcoólatra.
    • Problemas no trabalho e na escola, como chegar atrasado ou não comparecer devido a ressacas.
    • Passar por apagões depois de beber muito.
    • Problemas legais devido à bebida, como prisões por estar bêbado em público ou por ser pego dirigindo bêbado.
    • Incapacidade de deixar um copo com bebida ou ficar perto do álcool sem consumi-lo.
    • Uma agenda pensada para encaixar a bebida e as ressacas.
    • Relacionamentos prejudicados devido ao uso do álcool.
    Anúncio
  2. 2
    Peça a pessoa para parar de beber. Se percebeu alguns desses sinais, converse com a pessoa e diga a ela que você está preocupado. Explique que o comportamento dela está afetando outras pessoas e que é hora de parar de beber para seu próprio bem e para o bem da família.
    • Escolha um momento em que a pessoa não bebeu para conversar com ela. O melhor pode ser durante a manhã.
    • Não há problema em conversar com a pessoa durante uma ressaca. Comente o fato de a pessoa estar prejudicando seu corpo ficando doente o dia todo.
  3. 3
    Decida se é o momento de intervir. Depois de dar a chance de parar de beber, preste muita atenção se ele ou ela será capaz de parar. Alguém com um problema com álcool pode parar de beber com sucesso ou passar a beber menos. Alguém que é viciado em álcool inevitavelmente terá uma recaída, não importa o quanto ele ou ela tenha tentado parar quando foi solicitado.

editarMétodo 2 de 3: Fazendo uma intervenção

  1. 1
    Não faça segredo do problema. Até o momento, você pode ter guardado suas preocupações para você mesmo em respeito à privacidade do seu ente querido. Quando estiver certo de que a pessoa é alcoólatra, é hora de envolver outras pessoas. O problema é muito grande para você lidar com ele sozinho e você deve procurar ajuda para o alcoólatra assim que possível.
    • Conte às pessoas mais próximas do alcoólatra, inclusive membros da família que não saibam, amigos próximos e outras pessoas que convivam com a pessoa e estejam interessadas em sua segurança e recuperação.
    • Diga ao alcoólatra para quem você contou. Informe que é o momento para que ele ou ela receba ajuda, e que tem o apoio dos entes queridos, que ajudarão em todo o processo.
  2. 2
    Peça ao alcoólatra para procurar ajuda. Na última vez que você conversou com a pessoa em questão, você disse que estava preocupado e pediu para que parasse de beber. Neste momento, seu pedido deve ser diferente. Diga à pessoa que é impossível curar o alcoolismo sozinho e que é o momento de pedir ajuda. Ofereça-se para colocar a pessoa em contato com um profissional que o guiará nesse processo.
    • Tenha uma lista já em mãos para o alcoólatra. Ela deve conter dados de contato dos grupos locais dos Alcoólicos Anônimos (AA), nomes de terapeutas e psicólogos especializados em ajudar alcoólatras, e uma lista de centros de reabilitação onde o alcoólatra possa passar pelo processo de libertação do álcool e de desintoxicação de seu corpo.
    • Pense em confrontar o alcoólatra como um grupo. Você já falou com ele sozinho, portanto, deve tentar abordá-lo como um grupo de entes queridos. Cada pessoa deve enfatizar seus medos e a dedicação que terá para ajudá-lo. O alcoólatra pode responder com recusa ou desculpas, portanto, certifique-se de que nesse estágio, desistir não é uma opção. O tom deve ser de apoio, mas firme.
  3. 3
    Fique preparado para envolver um profissional. Se o alcoólatra se recusar a fazer um tratamento ou mesmo pensar nessa possibilidade, você pode precisar de um profissional para intervir. Essa pessoa terá experiência para lidar com diferentes tipos de alcoólatras e saberá o que fazer.
    • Esse intervencionista trabalhará com você para elaborar um plano que ele acredita ser o mais efetivo para seu amigo ou familiar alcoólatra. A intervenção deve ser feita no momento certo e o plano deve ser executado.
    • Um intervencionista profissional saberá como lidar com a defensividade e outros comportamentos que podem chatear ou confundir os familiares.

editarMétodo 3 de 3: Dando apoio

  1. 1
    Encoraje a pessoa no período do tratamento. Se o alcoólatra concordar em fazer um tratamento e dar os passos em direção à sobriedade, deixe claro que você apoia a decisão e que essa é a melhor coisa a fazer. Ajude a dispersar o sentimento de culpa ou de vergonha da pessoa demonstrando que você está orgulhoso dele ou dela por dar o passo necessário para pedir ajuda.
  2. 2
    Dê apoio depois que o tratamento tiver terminado. O período após o tratamento é uma época vulnerável para o alcoólatra, pois ele ou ela precisará tocar sua vida sem o apoio diário de médicos e conselheiros que estavam no centro de tratamento. A família do alcoólatra e os amigos devem programar um sistema estável de suporte para ajudar a evitar uma recaída.
    • Sugira atividades tranquilas e sem álcool para fazerem juntos. Façam atividades. Andem de bicicleta. Joguem cartas. Façam biscoitos. Saiam e aproveitem a riqueza da vida juntos. Visitem museus. Visitem parques e façam um piquenique.
    • Estimule a pessoa a frequentar as reuniões do AA frequentemente e procure ajuda quando necessário. Informe que você está disponível para conversar se ele ou ela precisar de você.
  3. 3
    Cuide de você. Ser um amigo próximo ou um familiar de um alcoólatra é cansativo e pode levar a sentimentos de impotência e desespero. O alcoolismo é normalmente chamado de uma “doença da família”, pois seus efeitos se estendem além da vida da pessoa com o problema. Separe um tempo para fazer atividades que façam com que você se sinta bem e reforcem sua confiança e autoestima nesse período.
    • Pense em fazer terapia. Pode ser bom ter alguém com quem conversar sobre seus sentimentos nesse período de muitas dificuldades emocionais.
    • Passe tempo com outros amigos e familiares. Você estará focado no bem estar de seu familiar alcoólatra, mas passar um tempo com outras pessoas pode ajudar a esquecer um pouco os problemas e recuperar sua energia. fonte 
    • http://pt.wikihow.com/Ajudar-um-Alco%C3%B3latra-a-Parar-de-Beber
    Anúncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário