Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

14 maio, 2013





É inevitável a tensão erótica entre um homem e uma mulher? Ou podemos dar a volta ao desejo e conquistarmos no campo do “inimigo” os nossos melhores amigos? Aqui ficam alguns segredos da amizade entre sexos opostos.
Uns dizem que a explicação está no facto de eles serem de Marte e elas de Vénus. Outros defendem que a culpa é da tensão sexual que inevitavelmente surge entre um homem e uma mulher heterossexuais. E há ainda quem fale do papel mortífero dos ciúmes. Seja qual for a justificação, a sentença está dada: um homem e uma mulher não podem ser amigos. Há demasiadas diferenças entre eles e um omnipresente desejo impede que a amizade cresça sem “outros” interesses. Certo? Errado, garantem os especialistas em relacionamento.
“A amizade tem mais a ver com as características individuais e da relação do que propriamente com o género”, afirma o psicólogo Nuno Nodin. “O que aproxima as pessoas é terem um percurso comum, com histórias partilhadas e cumplicidades. Isso, sim, vai trazer à relação de amizade uma série de características marcantes como sentirmo-nos realmente bem junto do outro, ao ponto de ser com ele que partilhamos as nossas questões mais íntimas, buscando apoio emocional.”

Bárbara Carneiro concorda com este especialista. “A maior parte dos amigos íntimos vem do tempo da adolescência e mantemos uma relação próxima, mesmo quando ficamos algum tempo sem nos ver”, diz a professora. A experiência de Miguel Rocha não é muito diferente. “Algumas amigas acompanham-me quase desde que deixei as fraldas e quase todas foram colegas de escola”, lembra o bioquímico. “Mas depois do turbilhão hormonal da adolescência, o interesse evoluiu naturalmente para uma saudável amizade.”
Se todos conhecemos casos de amizade verdadeira entre homens e mulheres porque é que continuamos a duvidar que seja possível? Há quem fale de razões socioculturais. Ainda hoje se fomenta nos rapazes a ideia de que os meninos são os amigos e as meninas as namoradas, e vice-versa, não ajudando nada a entendermo-nos mais tarde. Parece que as velhas regras das relações românticas (flirt, namoro, casamento, filhos) e das relações de amizade (rapazes relacionam-se com rapazes através de actividades e raparigas com raparigas através de conversas) ainda não terminaram completamente o seu reinado.

É certo que a sociedade mudou e, como diz Nuno Nodin, registou-se uma aproximação em termos de género. As mulheres assumiram protagonismo no universo laboral, abriram a discussão no campo familiar e reivindicam um tratamento igualitário a nível social, enquanto os homens se começam a auto-analisar, descobrindo aspectos mais sensíveis e femininos da sua personalidade. “Mas existe sempre uma certa pressão social para que pessoas do sexo oposto se constituam como casal. Se se dão tão bem e andam sempre juntos, porque é que não fazem uma vida comum?”, explica Nuno Nodin, adiantando que, por vezes, essa insistência pode levar a confusões e cedências no sentido de tentar transformar a amizade em amor.
Mas será só a pressão social que poderá levar à confusão de sentimentos? “Tudo o que se possa dizer sobre a amizade com alguém do sexo oposto levanta algumas dúvidas”, avisa a psicóloga Elisabete Mechas, explicando: “Acho que ninguém se esquece que um homem é um homem e uma mulher é uma mulher. O que acontece é que se recalcam alguns aspectos da sexualidade. Por isso é que dizemos que a nossa amiga é como uma irmã ou o nosso amigo como um irmão. Temos de ir buscar essas figuras fraternas para justificar a amizade como algo tão profundo, que considerar qualquer atracção sexual é como pensar em incesto. O que existe é uma solução de compromisso, uma espécie de plataforma de entendimento. Como a amizade é uma coisa muito forte, como aquele companheirismo e entrega também nos fazem muita falta, sabemos que há limites com aquela pessoa.”

Uma amizade com alguém do sexo oposto traz valor acrescentado? “Claro que há diferenças das amizades masculinas, graças a Deus”, diz Miguel Rocha, contando que “o mais cativante é falar dos chamados ‘temas de gajos’ com uma boa amiga que goste deles. Entre amigos nunca se consegue ter uma conversa civilizada durante mais de 30 segundos sobre o novo defesa-esquerdo do Sporting, enquanto que falar do mesmo assunto com uma amiga que perceba de bola pode ser um verdadeiro recital de poesia”, afiança o bioquímico, não negando que os assuntos futebolísticos são apenas um dos muitos que encontram maior compreensão e atenção junto das mulheres.
Também Bárbara Carneiro encontra mais-valias nas amizades com os homens. “Eles são mais práticos, nós bastante mais complicadas... Se tenho um problema, ao pedir conselhos a um amigo, é comum fazer-me ver as coisas com muita clareza. Vai ao imediato e não se dá ao trabalho de tentar interpretar aquilo que não é visível”, diz a professora, sublinhando, porém, que as amizades masculinas são diferentes das femininas. “Eles são bons ouvintes, aturam muito fazendo menos juízos de valor e, além disso, dão às amigas alguma segurança, no sentido de estarem completas no masculino/feminino sem que a sexualidade tenha de intervir”, afirma Elisabete Mechas.

Esta ausência de sexualidade é ainda mais clara quando o melhor amigo é homossexual. “Com eles, não têm de lidar com a sexualidade e também não têm de enfrentar outra coisa importante que é a rivalidade feminina, que ocorre com as amigas. No homossexual, têm um amigo para tudo – ele ouve, compreende, não rivaliza e só deseja a tal amizade”, conclui Elisabete Mechas. No fundo, como todos os outros homens, se lhes dermos a oportunidade de descobrirem o valor da amizade de uma mulher. 

Amizade entre Homens e Mulheres .



A quem diga que amizade entre Homens e Mulheres não exista, é mais existe sim e na maioria dos casos o final é tipo esse que vou contar . Bem um dia desses estava no onibus e atras de mim tinha duas mulheres falando que uma amiga delas ia se casar com o melhor amigo dela (tá fui curiosa e fiquei prestando atenção na conversa) voltando ao assunto, a amiga das mulheres do onibus simplismente se apaixonou pelo seu melhor amigo e quando percebeu que iria perde-lo (ele tinha arrumado uma namorada)decidiu se declarar e ele também estava apaixonado por ela e então os dois começaram a namorar e agora vão se casar,eiiita final feliz rs. Mais por favor né não pense que você vá casar com seu melhor amigo.
Acredito eu que não seja sempre assim essa história de melhores amigos se apaixonar e casar mais a grande maioria chega a ter algo a mais que a amizade e obviamente depois disso a amizade nem sempre volta a ser a mesma coisa. Por mais que todos digam que não amizade entre homem e mulher pode ser sincera, verdadeira e claro sem malicias só que vamos combinar se você tem um mega melhor amigo de anos que é tipo um principe de tão fofo que é , é claro que você vai ter ciumes se ver que ele arrumou outra pessoa (quem realmente gosta do melhor amigo sabe do que estou falando) vai sentir ciumes , medo e até raiva da pessoa que ele arrumou. E o tal sentimento de carinho e confiança que você tinha no seu melhor amigo vão se misturar e criar uma confusão enorme dentro de você e você vai querer chorar e rir ao mesmo tempo (tá fui longe demais agora). Sim e quando ele arruma outra pessoa a maioria das mulheres se perguntam se o que sente pelo melhor amigo é só sentimento de amizade ou amor ou até mesmo qualquer outra frescura, porque convenhamos mulher adora inventar motivos pra sofrer (falo isso porque sou mulher e adoro inventar algo pra fazer drama rs.)
Então, mais as vezes nem é amor nem nada do tipo, é só o tal do "cimes de amigo" é serio existe mesmo, eu sou exemplo vivo porque morro de ciumes do meu melhor amigo que chego até a ficar mal só de saber que ele agora tem alguem que passa mais tempo com ele do que eu (como sou idiota). E claro tem os casos que a amizade de tão verdadeira e de tão intensa acaba mesmo virando amor de ambas partes e até acho bom quando isso acontece com as pessoas porque vamos todos pensar comigo, não seria tudo mais facil se nós amarmos uma pessoa que ja sabemos tudo da vida dela ? Não seria mais facil intender ela e saber como a agradar ? É pode sim ser até mais facil mais porque será que isso quase nunca acontece ? Aiai como essa vida é complicada né.
Emfim escrevi tudo isso e não consegui dizer o que realmente queria dizer que era que amizade entre homens e mulheres apesar de as vezes dar umas confuções e até mudar de amizade pra amor Existe sim !

Eu sei que existe tenho um melhor amigo tudo bem que estamos meio estranhos porque ele arrumou outro alguem (e eu to com aquele tal ciumes) rs. Mais eusei que ele vai ser sempre meu melhor amigo.