Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

15 setembro, 2012

Andropausa o que e? e como agi!

4/01/2011


seu namorado anda mais irritado que de costume? Tem um amigo que sente ondas de calor absurdas? Seu marido perde a paciência com frequência e se queixa de falta de disposição no dia a dia? Interprete os sinais: se seu par tiver mais de 50 anos, ele pode estar no caminho da andropausa, uma espécie de versão masculina da tão temida menopausa.


Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia(www.sbu.org.br), todos os homens, a partir dos 40 anos, sofrem uma redução gradativa de 1% ao ano na produção da testosterona, o hormônio sexual masculino. Produzida nos testículos, a testosterona é responsável pelas características que identificam o homem, como voz, barba, pelos, musculatura e pomo de adão.
A andropausa é resultado de uma redução drástica na produção do hormônio, geralmente a partir dos 50 anos. Os efeitos mais comuns são disfunção erétil e adiminuição do desejo sexual (libido), falta de atenção e concentração, perda da memória, desânimo, insônia, irritabilidade, mau humor e, em alguns casos, depressão.

No entanto, ao contrário da menopausa, que inevitavelmente afetará todas as mulheres por conta da falência dos ovários e o fim do ciclo reprodutivo, a versão masculina do problema não afeta todos os homens. Apenas 20% sofrem com este mal, enquanto o restante continua produzindo espermatozóides ao longo de toda a vida. A afirmação é do chefe do Ambulatório de Andrologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), no Rio de Janeiro, João Schiavini. "Isso ocorre porque há reservas funcionais nos testículos que permitirão suportar essa redução", explica.
Nomeclatura correta 

Para ele, os termos Andropausa ou Climatério Masculino são clinicamente inadequados, por isso prefere se referir ao problema como Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) ou Síndrome de Deficiência da Testosterona (SDT). "Nas mulheres, a testosterona é produzida pelas glândulas suprarrenais, que não falham com a idade. Por isso é comum escutarmos que elas passam a ter maior intensidade de desejo sexual após a menopausa. Essas pacientes têm relativamente mais testosterona do que estrogênio e progesterona, que são os hormônios femininos", analisa Schiavini.
Veja na próxima página quais são os principais sintomas da andropausa e os tratamentos