Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

24 setembro, 2010

Aprendizagem Durante o Sono

Aprendizagem Durante o Sono 

Ou Sono paradoxal. O eletro encefalograma permite individualizar 5 níveis de profundidade do sono. 4 Deles bem caracterizados na escala de vigilância, o último é chamado de sono paradoxal. Graças aos trabalhos de Jouvet (1962), sabe-se que se trata de um sono muito profundo e no animal é 3 ou 4 vezes superior aos outros níveis. Admitem os pesquisadores que durante o sono, a atividade do sistema nervoso, apesar de modificada, não é suprimida. Haveria a conservação de uma espécie de vigilância. O método divulgado pelas escolas de aprendizagem durante o sono só funciona no sono paradoxal, as lições são gravadas e são repetidas ao aluno durante o tempo em que estiver em estágio de sono. O método foi exaustivamente testado, mas os resultados foram decepcionantes, após muitas experiências, o prof. Simon não teve qualquer indício de que o cérebro possa aprender informações durante o sono. Disse ainda que caso houvesse qualquer memorização, ela tenderia a decrescer com o tempo e não fixar-se. Além disso, toda a aprendizagem requer organização mental, o que não existe num indivíduo adormecido. 

Um comentário:

  1. é o que eu acho!!!Você procura um motivo para dormir um pouco mais de manhã? Pesquisadores ofereceram uma boa desculpa na terça-feira. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, uma pequena quantidade extra de sono ajuda no processo de aprendizagem. A equipe de pesquisadores de Harvard verificou que pessoas que aprenderam tarefas novas e depois dormiram bem, obtiveram melhores resultados nessa função no dia seguinte.

    "Treinamos os voluntários à noite antes de irem para a cama em nosso laboratório do sono, registramos o sono e, na manhã seguinte, acordarmos o grupo e fizemos testes. Eles obtiveram resultados, em média, 20 por cento melhores", afirmou Mathew Walker, neurocientista que coordenou o estudo. A idéia de que o sono ajuda no processo de aprendizado não é nova, mas em artigo publicado na edição de 3 de julho da revista Neuron, a equipe de Walker demonstrou o quanto influi.

    "Submetemos 62 pessoas a vários pequenos experimentos", disse Walker. "O grupo treinado de manhã e 12 horas depois melhorou a performance em cerca de 2%", afirmou o pesquisador. "A performance do grupo treinado à noite e testado novamente 12 horas depois, após uma boa noite sono, melhorou de forma muito mais significativa - uma média de 20%."

    O teste foi simples - os voluntários usaram a mão do lado não dominante para digitar uma sequência repetida de teclas de um computador. Quando os pesquisadores analisaram o padrão de sono, verificaram uma fase de sono, chamada estágio 2 do sono, considerado particularmente importante. Nesse estágio, todos entram em um sono profundo e restaurador e depois voltam para a fase de movimento rápido dos olhos ou sono (REM), estágio em que os sonhos ocorrem.

    "Uma pessoa passa cerca de 50% da noite em um estágio 2 de sono não REM", disse Walker. "Verificamos que o período mais crítico para a aprendizagem parece ser os últimos 25 por cento da noite (as duas últimas horas)", acrescentou o pesquisador. Os resultados podem beneficiar atletas, músicos, cirurgiões - todos que adquirem novas habilidades motoras

    ResponderExcluir