Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

13 novembro, 2011

Alma de mulher

Se dissemos isto a respeito do corpo, o mesmo podemos dizer a respeito do carácter e da psicologia feminina. Em aspectos como a ternura, a suavidade, a capacidade de escutar e de mostrar o carinho de maneira imediata e sensível, o detectar as necessidades do outro, o saber reconhecer aquilo que é peculiar e próprio de cada pessoa, o aceitá-las como são, o ver as pequenas coisas concretas que fazem a vida diária agradável, o atender a essas coisas pequenas, que são tão necessárias para que o lar seja humano e íntimo, em todas estas coisas, a mulher é muito superior ao homem.
De muitas destas coisas, o homem nem se dá conta. O que para a mulher é fácil e evidente, para o homem é, muitas vezes, difícil de ver e, ainda que por vezes o veja, talvez não saiba como fazê-lo ou como exprimi-lo com naturalidade. Basta pensar na capacidade da mulher para a profissão de enfermeira. Ou perguntarmos se preferíamos estar num hospital atendido só por enfermeiros ou só por enfermeiras.
Nesta linha, está ainda por aprofundar quais são os factores específicos que a feminilidade da mulher pode trazer ao desenvolvimento da cultura e da civilização. Neste momento, a mulher está acedendo cada vez mais ao mercado do trabalho, mas em condições de inferioridade, porque a luta trava-se, muitas vezes em campos nos quais o homem tem vantagens. Temos a tarefa urgente de repensar o papel insubstituível e específico das mulheres na construção da cultura actual, potenciar os aspectos em que ela é superior ao homem. E então a nossa civilização dará um grande salto adiante, será muito mais humana.