Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

26 março, 2011

Cuidado: hoje é sexta-feira 13.

Superstições, lendas ou brincadeiras, a data mexe com o imaginário popular


e você é supersticioso, atenção: hoje é sexta-feira 13. E de agosto. Não deixe um gato preto cruzar o seu caminho, fique atento a uivos estranhos. As bruxas estão à solta. Não saia de casa sem seu amuleto de jeito nenhum.


Mas se você não deixa o medo tomar conta, aproveite a data para divertir-se e, quem sabe, curtir com a superstição de algum amigo.


Como surgiu a superstição
Uma das explicações é que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira, e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa. Mas há outras versões. Uma delas conta que houve um banquete e 12 deuses foram convidados.
Loki, o espírito do mal e da discórdia, apareceu de penetra e provocou uma briga, que terminou em morte. Daí a crença de que convidar 13 pessoas para jantar é azar na certa.


Outra versão diz que, quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga, a deusa do amor e da beleza, virou bruxa. Para se vingar, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio para rogar pragas aos humanos.


Casamento, nem pensar
A organizadora de eventos Eliane Karam conta que em 33 anos de profissão realizou mais de 5 mil casamentos. Mas lembra de apenas de um casal que tenha escolhido casar numa sexta-feira 13.


— Faz muitos anos. Eles eram evangélicos e não acreditam nessa superstição; normalmente os católicos levam mais a sério esse receio com a data —, lembra.


Para hoje, por exemplo, não há nenhum casamento marcado e a agenda de agosto, que, tradicionalmente, costuma, ter datas livres.


— As pessoas evitam casar no mês de agosto, porque acreditam que pode dar azar —, afirma.


Mas a superstição tem sido deixada de lado em troca de descontos. Prova disso é que este mês Eliane, que costuma organizar um casamento por semana, tem três casamentos agendados para este mês.


A fama de amaldiçoado fez do mês de agosto um mês de promoções: do aluguel do salão aos docinhos, tudo pode sair mais barato, e os noivos tem aproveitado. Mas na sexta-13, nem pensar.


Começando a vida
No caso dos nascimentos, números indicam que as mães, ao contrário das noivas, preferem não arriscar. O obstetra Jean Carlo Silva, em 22 anos de profissão, já perdeu a conta dos milhares de partos que fez, mas nunca realizou uma cesárea sequer que tenha sido agendada para a data.


— Por via das dúvidas, as mães evitam datas como a sexta-feira 13 e finados —, comenta.


— Não sou supersticioso, mas procuro compreender e fazer a vontade dos pais — , diz.


— Quando acontece do bebê nascer na sexta-feira 13, a gente costuma dizer que ele fez questão de contrariar a vontade da mãe —, brinca o médico.