Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

02 setembro, 2010

AMOR PODE SER DURADOURO, DIZ PESQUISA

O amor romântico pode durar toda a vida e levar a mais felizes e saudáveis relações. Esta não é a afirmativa de um poeta inveterado ou de uma adolescente no auge da primeira paixão. É o resultado de uma pesquisa desenvolvida pela psicóloga Bianca P. Acevedo e publicada pela "Stony Brook University", atualmente na Universidade da Califórnia, nos EUA. "Muitos acreditam que o amor romântico é o mesmo que o amor apaixonado", disse a pesquisadora. Amor romântico tem a intensidade, o envolvimento sexual e química que o amor apaixonado tem, menos o componente obsessivo. Apaixonado ou obsessivo amor inclui sentimentos de incerteza e ansiedade.”


Estas conclusões aparecem na última edição da revista "Review of General Psychology", publicada pela American Psychological Association. Bianca Acevedo analisou 25 estudos com 6.070 indivíduos, com relacionamentos em curto e longo prazo para descobrir se o amor romântico está associado com maior satisfação. Para determinar isso, classificou as relações em romântica e apaixonada. A análise descobriu que aqueles que relataram maior amor romântico eram mais satisfeitas, tanto no curto e longo prazo. E aqueles que relataram maior amor apaixonado em seus relacionamentos estavam mais satisfeitos no curto prazo em comparação com o longo prazo.
Em 10% dos casos, os parceiros que estão juntos há mais de 20 anos apresentaram as mesmas reações químicas cerebrais dos recém-casados, com um pico na liberação de dopamina quando olhavam para uma foto do parceiro. A pesquisa demonstra que a crença tradicional de que o amor romântico apresenta um pico no início do relacionamento, declinando fortemente depois de alguns anos, tem exceções significativas.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que o mito da queda no interesse mútuo a partir do segundo ano de casamento é realmente um mito, assim como a famosa crise dos 7 anos. A atual pesquisa é mais um elemento nesse campo, demonstrando que a ciência ainda entende pouco de amor, mas já sabe reconhecer que ele dura mais do que se acreditava.

Os pesquisadores compararam os casais que mantêm o amor romântico por tanto tempo - mais do que 20 anos - com os cisnes e as raposas cinzentas, animais que parecem ter uma espécie de mapa do amor que os permite manter os mesmos parceiros por toda a vida.