Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

21 setembro, 2010

O que são os transtornos de personalidade?





                     Leia com Atençao!







                                              O que são os transtornos de personalidade?

Os transtornos de personalidade afetam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo, o modo como ele vê o mundo, a maneira como expressa as emoções, o comportamento social. Caracteriza um estilo pessoal de vida mal adaptado, inflexível e prejudicial a si próprio e/ou aos conviventes. Essas características, no entanto apesar de necessárias não são suficientes para identificação dos transtornos de personalidade, pois são muito vagas. A maneira mais clara como a classificação deste problema vem sendo tratada é através da subdivisão em tipos de personalidade patológica. Ao nosso ver, esta forma é bastante adequada, pois se verifica na prática manifestações diversas e até opostas para o mesmo problema. O leitor entenderá melhor a necessidade da subdivisão dos transtornos de personalidade lendo os textos abaixo.

Trantorno de Personalidade Ansiosa (evitação)
Como se caracteriza ?
Caracteriza-se pelo padrão de comportamento inibido e ansioso com auto-estima baixa. É um sujeito hipersensível a críticas e rejeições, apreensivo e desconfiado, com dificuldades sociais. É tímido e sente-se desconfortável em ambientes sociais. Tem medos infundados de agir tolamente perante os outros.

Aspectos essenciais 

*É facilmente ferido por críticas e desaprovações.  
Não costuma ter amigos íntimos além dos parentes mais próximos. 
Só aceita um relacionamento quando tem certeza de que é querido.  
Evita atividades sociais ou profissionais onde o contato com outras pessoas seja intenso, mesmo que venha a ter benefícios com isso.  
Experimenta sentimentos de tensão e apreensão enquanto estiver exposto socialmente.  
Exagera nas dificuldades, nos perigos envolvidos em atividades comuns, porém fora de sua rotina. Por exemplo, cancela encontros sociais porque acha que antes de chegar lá já estará muito cansado.
    : a normas sociais predominantes como uma atitude respeitosa para com idosos ou àqueles que perderam uma pessoa querida recentemente.




    Generalidades


    Para se falar de personalidade é preciso entender o que vem a ser um traço de personalidade. O traço é um aspecto do comportamento duradouro da pessoa; é a sua tendência à sociabilidade ou ao isolamento; à desconfiança ou à confiança nos outros. Um exemplo: lavar as mãos é um hábito, a higiene é um traço, pois implica em manter-se limpo regularmente escovando os dentes, tomando banho, trocando as roupas, etc. Pode-se dizer que a higiene é um traço da personalidade de uma pessoa depois que os hábitos de limpeza se arraigaram. O comportamento final de uma pessoa é o resultado de todos os seus traços de personalidade. O que diferencia uma pessoa da outra é a amplitude e intensidade com que cada traço é vivido.
    Por convenção, o diagnóstico só deve ser dado a adultos, ou no final da adolescência, pois a personalidade só está completa nessa época, na maioria das vezes. Os diagnósticos de distúrbios de conduta na adolescência e pré-adolescência são outros.




    Transtorno de Personalidade Histriônica
    Como se caracteriza ?
    Caracteriza-se pela tendência a ser dramático, buscar as atenções para si mesmo, ser um eterno "carente afetivo", comportamento sedutor e manipulador, exibicionista, fútil, exigente e lábil (que muda facilmente de atitude e de emoções).
    Aspectos essenciais
     

    Busca freqüentemente elogios, aprovações e reafirmações dos outros em relação ao que faz ou pensa. Comportamento e aparência sedutores sexualmente, de forma inadequada.  
    Abertamente preocupada com a aparência e atratividade físicas.  
    Expressa as emoções com exagero inadequado, como ardor excessivo no trato com desconhecidos, acessos de raiva incontrolável, choro convulsivo em situações de pouco importância.  

    Sente-se desconfortável nas situações onde não é o centro das atenções.  
    Suas emoções apesar de intensamente expressadas são superficiais e mudam facilmente.  
    É imediatista, tem baixa tolerância a adiamentos e atrasos.  
    Estilo de conversa superficial e vago, tendo dificuldades de detalhar o que pensa.



    Transtorno de Personalidade Anti-Social
    Como se caracteriza ?
    Caracteriza-se pelo padrão social de comportamento irresponsável, explorador e insensível constatado pela ausência de remorsos. Essas pessoas não se ajustam às leis do Estado simplesmente por não quererem, riem-se delas, freqüentemente têm problemas legais e criminais por isso. Mesmo assim não se ajustam. Freqüentemente manipulam os outros em proveito próprio, dificilmente mantêm um emprego ou um casamento por muito tempo.
    Aspectos essenciais
    Insensibilidade aos sentimentos alheios
     

    Atitude aberta de desrespeito por normas, regras e obrigações sociais de forma persistente.  
    Estabelece relacionamentos com facilidade, principalmente quando é do seu interesse, mas dificilmente é capaz de mantê-los.  
    Baixa tolerância à frustração e facilmente explode em atitudes agressivas e violentas.  
    Incapacidade de assumir a culpa do que fez de errado, ou de aprender com as punições.  
    Tendência a culpar os outros ou defender-se com raciocínios lógicos, porém improváveis.



      Transtorno de Personalidade Obsessiva (anancástica)

      Como se caracteriza ?
      Tendência ao perfeccionismo, comportamento rigoroso e disciplinado consigo e exigente com os outros. Emocionalmente frio. É uma pessoa formal, intelectualizada, detalhista. Essas pessoas tendem a ser devotadas ao trabalho em detrimento da família e amigos, com quem costuma ser reservado, dominador e inflexível. Dificilmente está satisfeito com seu próprio desempenho, achando que deve melhorar sempre mais. Seu perfeccionismo o faz uma pessoa indecisa e cheia de dúvidas.













      Aspectos essenciais
       

      O perfeccionismo pode atrapalhar no cumprimento das tarefas, porque muitas vezes detém-se nos detalhes enquanto atrasa o essencial.  
      Insistência em que as pessoas façam as coisas a seu modo ou querer fazer tudo por achar que os outros farão errado.







                                                Transtorno de Personalidade Borderline (Limítrofe)
                                                                        Como se caracteriza ?
        Caracteriza-se por um padrão de relacionamento emocional intenso, porém confuso e desorganizado. A instabilidade das emoções é o traço marcante deste transtorno, que se apresenta por flutuações rápidas e variações no estado de humor de um momento para outro sem justificativa real. Essas pessoas reconhecem sua labilidade emocional, mas para tentar encobri-la justificam-nas geralmente com argumentos implausíveis. Seu comportamento impulsivo freqüentemente é autodestrutivo. Estes pacientes não possuem claramente uma identidade de si mesmos, com um projeto de vida ou uma escala de valores duradoura, até mesmo quanto à própria sexualidade. A instabilidade é tão intensa que acaba incomodando o próprio paciente que em dados momentos rejeita a si mesmo, por isso a insatisfação pessoal é constante.
        Aspectos essenciais  

        Padrão de relacionamento instável variando rapidamente entre ter um grande apreço por certa pessoa para logo depois desprezá-la.  
        Comportamento impulsivo principalmente quanto a gastos financeiros, sexual, abuso de substâncias psicoativas, pequenos furtos, dirigir irresponsavelmente.  
        Rápida variação das emoções, passando de um estado de irritação para angustiado e depois para depressão (não necessariamente nesta ordem).  
        Sentimento de raiva freqüente e falta de controle desses sentimentos chegando a lutas corporais.
           
        Comportamento suicida ou auto-mutilante.  
        Sentimentos persistentes de vazio e tédio.  
        Dúvidas a respeito de si mesmo, de sua identidade como pessoa, de seu comportamento sexual, de sua carreira profissional.
          
        Excessiva devoção ao trabalho em detrimento das atividades de lazer.  
        Expressividade afetiva fria.  
        Comportamento rígido (não se acomoda ao comportamento dos outros) e insistência irracional (teimosia).  
        Excessivo apego a normas sociais em ocasiões de formalidade.  
        Relutância em desfazer-se de objetos por achar que serão úteis algum dia (mesmo sem valor sentimental)  
        Indecisão prejudicando seu próprio trabalho ou estudo.  
        Excessivamente consciencioso e escrupuloso em relação às normas sociais.






            Transtorno de Personalidade Paranóide
            Como se caracteriza ?
            Caracteriza-se pela tendência à desconfiança de estar sendo explorado, passado para trás ou traído, mesmo que não haja motivos razoáveis para pensar assim. A expressividade afetiva é restrita e modulada, sendo considerado por muitos como um indivíduo frio. A hostilidade, irritabilidade e ansiedade são sentimentos freqüentes entre os paranóide. O paranóide dificilmente ri de si mesmo ou de seus defeitos, ao contrário ofende-se intensamente, geralmente por toda a vida quando alguém lhe aponta algum defeito.
            Aspectos essenciais  

            Excessiva sensibilidade em ser desprezado.  
            Tendência a guardar rancores recusando-se a perdoar insultos, injúrias ou injustiças cometidas.  
            Interpretações errôneas de atitudes neutras ou amistosas de outras pessoas, tendo respostas hostis ou desdenhosas. Tendência a distorcer e interpretar maléficamente os atos dos outros.  

            Combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desproporção à situação real.  
            Repetidas suspeitas injustificadas relativas à fidelidade do parceiro conjugal.  
            Tendência a se autovalorizar excessivamente.  
            Preocupações com fofocas, intrigas e conspirações infundadas a partir dos acontecimentos circundantes.



              Personalidade Multiplas

              Generalidades
              Estes transtornos são os mais explorados pela indústria cinematográfica, dada sua curiosa forma de apresentação. O aspecto central dos transtornos dissociativos (ou também chamados conversivos) é a perda total ou parcial de uma função mental ou neurológica. As funções comumente afetadas são a memória, a consciência da própria identidade, sensações corporais, controle dos movimentos corporais. Esses acometimentos estão por definição ligados a algum evento psicologicamente estressante na vida do paciente cuja ligação o paciente costuma negar e conseqüentemente o psiquiatra precisa de auxílio para detectar.
              Dada a comprovação da inexistência de um fator físico detectável, sua rápida instalação e a preservação das demais funções mentais e neurológicas, as pessoas diretamente prejudicadas pelo distúrbio do paciente consideram simuladores. Esses casos ainda não foram inteiramente compreendidos o que não significa que sejam simulações. Reconhecemos nossa ignorância e justamente por ela não temos como negar sua existência. Por enquanto admite-se a existência da paralisia neurológica e psiquiátrica, uma de bases definidas, outra de bases indefinidas justamente como foi no passado com a neurologia.









              Transtorno de Personalidade Dependente
              Como se caracteriza ?
              Caracterizam-se pelo excessivo grau de dependência e confiança nos outros. Estas pessoas precisam de outras para se apoiar emocionalmente e sentirem-se seguras. Permitem que os outros tomem decisões importantes a respeito de si mesmas. Sentem-se desamparadas quando sozinhas. Resignam-se e submetem-se com facilidade, chegando mesmo a tolerar maus tratos pelos outros. Quando postas em situação de comando e decisão essas pessoas não obtêm bons resultados, não superam seus limites.
              Aspectos essenciais  

              É incapaz de tomar decisões do dia-a-dia sem uma excessiva quantidade de conselhos ou reafirmações de outras pessoas.  
              Permite que outras pessoas decidam aspectos importantes de sua vida como onde morar, que profissão exercer.  
              Submete suas próprias necessidades aos outros.  
              Evita fazer exigências ainda que em seu direito.  
              Sente-se desamparado quando sozinho, por medos infundados.  
              Medo de ser abandonado por quem possui relacionamento íntimo.  
              Facilmente é ferido por crítica ou desaprovação.



                                                                                   Amnésia Dissociativa
                O principal aspecto é a perda da memória, usualmente para eventos recentes importantes, graves o suficiente para serem tomados como simples esquecimento. Deve ser comprovada a impossibilidade de uma causa orgânica como medicamentos ou problemas cerebrais. A amnésia costuma acontecer para eventos traumáticos como acidentes ou perdas inesperadas, podendo ser específica para determinados temas, por exemplo: numa determinada boate onde ocorreu um incêndio o paciente não se recorda dos comentários de outras pessoas a respeito do cheiro de fumaça instantes antes do pânico generalizado; também não se lembrar de alguém que tentava orientar a multidão ou outra pessoa que tentou ajudá-la, somente dos doces, das bebidas, das músicas e com quem conversou. Na maioria das vezes o paciente sabe que perdeu parte da memória, alguns aborrecem-se com isso, outros ficam indiferentes e despreocupados. Os adultos jovens, os adolescentes e as mulheres são os mais acometidos por esse problema.
                Há técnicas como a hipnose ou outras formas de relaxamento que permitem ao profissional experiente penetrar na parte "esquecida" da mente do paciente e fazê-lo contar o que houve. Em certos casos, psicoterapias podem também fazer com que o paciente se conscientize do que presenciou. 





                Transtorno de Personalidade Esquizóide
                Como se caracteriza ?
                Primariamente pela dificuldade de formar relações pessoais ou de expressar as emoções. A indiferença é o aspecto básico, assim como o isolamento e o distanciamento sociais. A fraca expressividade emocional significa que estas pessoas não se perturbam com elogios ou críticas. Aquilo que na maioria das vezes desperta prazer nas pessoas, não diz nada a estas pessoas, como o sucesso no trabalho, no estudo ou uma conquista afetiva (namoro). Esses casos não devem ser confundidos com distimia.
                Aspectos essenciais  

                Poucas ou nenhuma atividade produzem prazer.  
                Frieza emocional, afetividade distante.  
                Capacidade limitada de expressar sentimentos calorosos, ternos ou de raiva para como os outros.  
                Indiferença a elogios ou críticas.  
                Pouco interesse em ter relações sexuais.  
                Preferência quase invariável por atividades solitárias.  
                Tendência a voltar para sua vida introspectiva e fantasias pessoais.  
                Falta de amigos íntimos e do interesse de fazer tais amizades.  
                Insensibilidade a normas sociais predominantes como uma atitude respeitosa para com idosos ou àqueles que perderam uma pessoa querida recentemente.



                                                                                        Fuga Dissociativa
                  Na fuga dissociativa o indivíduo repentinamente perde todas suas recordações, inclusive de sua própria identidade. Inesperadamente essa pessoa muda-se de localidade, de cidade ou de estado, assumindo uma outra identidade, função e vida por vários dias. Durante esse período não se lembra nada de sua vida passada nem tem consciência de que se esqueceu de algo. Durante esse período seu comportamento é compatível com as normas sociais de maneira que ninguém percebe algo errado naquela pessoa, exceto por ser um forasteiro. Vive de forma simples, um pouco recluso, com modéstia. Subitamente recobra toda a memória, excetuando-se o período enquanto viveu a fuga dissociativa. Com o restabelecimento da memória a pessoa recobra sua vida anterior. Raramente esse episódio dura meses: comumente dura dias ou horas.



                                                                           Despersonalização / Desrealização
                  A desrealização é a alteração da sensação a respeito de si próprio, enquanto a despersonalização é a alteração da sensação de realidade do mundo exterior sendo preservada a sensação a respeito de si mesmo. Contudo ambas podem acontecer simultaneamente. A classificação norte-americana não distingue mais a desrealização da despersonalização, encarando-as como o mesmo problema.
                  Contrariamente ao que o nome pode sugerir, a despersonalização não trata de um distúrbio de perda da personalidade: este problema inclusive não tem nenhuma relação com qualquer aspecto da personalidade normal ou patológica.
                  O aspecto central da despersonalização é a sensação de estar desligado do mundo como se, na verdade, estivesse sonhando. O indivíduo que experimenta a despersonalização tem a impressão de estar num mundo fictício, irreal mas a convicção da realidade não se altera. A desrealização é uma sensação e não uma alteração do pensamento como acontece nas psicoses onde o indivíduo não diferencia realidade da "fantasia". Na despersonalização o indivíduo tem preservado o senso de realidade apesar de ter uma sensação de que o que está vendo não é real. É comum a sensação de ser o observador de si próprio e até sentir o "movimento" de saída de dentro do próprio corpo de onde se observa a si mesmo de um lugar de fora do próprio corpo.
                  A ocorrência eventual das sensações de despersonalização ou desrealização é comum. Algumas estatísticas falam que aproximadamente 70% da população em geral já experimentou alguma vez esses sintomas, não podendo se constituir num transtorno enquanto ocorrência esporádica. Porém se acontece continuamente ou com freqüência proporcionando significativo sofrimento, passa a ser considerado um transtorno. A severidade pode chegar a um nível de intensidade tal que o paciente deseja morrer a continuar vivendo.
                  O diagnóstico desse transtorno dissociativo só pode ser feito se outros transtornos foram descartados como as síndromes psicóticas, estados de depressão ou ansiedade, especialmente o pânico. Nessas situações as despersonalizações e desrealizações são comuns constituindo-se num sintoma e não num transtorno à parte.
                  Não há tratamento eficaz conhecido para esses sintomas isoladamente



                  Personalidade Múltipla
                  Ao contrário do que poderia parecer, este transtorno nada tem a ver com os
                  transtornos de personalidade, está classificado entre os transtornos dissociativos porque existem várias personalidades dentro de uma só pessoa e essas personalidades não são necessariamente patológicas. No transtorno de personalidade não há amnésias, mas uma conduta rotineiramente inadaptada socialmente.
                  O aspecto essencial da personalidade múltipla é a existência de duas ou mais personalidades distintas dentro de um indivíduo, com apenas uma delas evidenciando-se a cada momento. Cada personalidade é completa, com suas próprias memórias, comportamento e gostos de forma bastante elaborada e complexa. As personalidades são bastante independentes umas das outras sendo possível inclusive terem comportamentos opostos, por exemplo, uma sendo sexualmente promíscua e outra recatada. Em alguns casos há completo bloqueio de memória entre as personalidades, noutros casos há conhecimento podendo gerar rivalidades ou

                  fraternidades. O observador externo que só conheça uma das personalidades não notará nada de anormal com esta pessoa. As personalidades podem ser do sexo oposto, ter idades diferentes e até de outras raças.
                  O primeiro episódio de mudança de personalidade pode ser precedido de um evento forte como uma tragédia. Com o passar do tempo essa pessoa pode continuar tendo as "viradas" na personalidade sem fatores precipitantes. A mudança de uma personalidade para outra pode ser súbita ou ocorrer numa espécie de período confusional transitório, pode acontecer durante uma sessão de relaxamento ou de psicoterapia.
                  Nada se sabe a respeito das causas desse transtorno, mas admite-se que é mais freqüente do que se suspeitava antigamente. Atualmente as psicoterapias são as únicas formas de abordagem dos casos. Não há uma medicação eficaz.



                                                                           Transtorno Dissociativo Motor
                  Os transtornos motores são os mais comuns do grupo das dissociações. As queixas que esses pacientes costumam apresentar são fraqueza ao realizar um determinado movimento, andar instável ou inseguro, movimentos anormais, tremores, contrações involuntárias. Os sintomas costumam se intensificar quando o paciente é observado. Apesar dessas queixas dificilmente esses pacientes se ferem, ao contrário do que acontece nos casos neurológicos propriamente ditos. Esse distúrbio é aproximadamente cinco vezes mais comum em mulheres do que em homens. Um aspecto que muitas vezes chama a atenção é a relativa acomodação com a situação. Ao contrário de uma pessoa que repentinamente passa a necessitar de uma cadeira-de-rodas, por exemplo, esses pacientes reagem com relativa tranqüilidade e indiferença a sua incapacidade física, não se importando com seu problema.



                                                                   Transtorno Dissociativo Sensitivo
                  É equivalente ao transtorno motor sendo a função neurológica afetada, mais freqüentemente a sensorial, o tato, a audição e a visão. Podem manifestar-se com perda parcial ou completa das sensações táteis de determinada área do corpo, principalmente as extremidades (pés e mãos). Nestes casos todas as funções táteis costumam estar acometidas para o toque, para a dor e para a temperatura. Assim o paciente queixa-se de anestesia num lado inteiro do corpo ou nas mãos ou pés. Os órgãos dos sentidos especiais como audição, visão podem ser afetados provocando surdez, visão turva, cegueira, visão em túnel. Tanto ambos os lados podem ser acometidos simultaneamente como de um lado só. Novamente esses pacientes não se ferem por causa de seu transtorno, mas se isso acontecer como fato isolado não se poderá excluir o diagnóstico. Tanto as alterações motoras como as sensoriais costumam ser limitadas a um período de tempo com completa recuperação posterior, mas o mesmo quadro ou outro semelhante pode surgir após a recuperação.








                                                             DPM DISTURBIO DE PERSONALINDADE MULTIPLAS

                  O Distúrbio de Personalidade Múltipla – DPM ou em inglês Multiple Personality Disorder – MPD (distúrbios dissociativos / dissociação de personalidade), está presente na psiquiatria desde fins do século XIX até os presentes dias. A pessoa que sofre de DPM possui diversas e distintas personalidades que atuam de modo independente, possuindo comportamento, atitudes e sentimentos distintos. A pessoa pode apresentar uma ou mais personalidades em períodos de tempo distinto e o que uma destas personalidades faz não é lembrado pelas demais, havendo algo semelhante a uma amnésia parcial, como se fossem pessoas distintas dentro de um mesmo corpo.

                  A escritora Marilda Jorge do Blog do Caminho  relata abaixo de uma forma mais simplista o que significa a DPM e como isso prejudica as relações na família, com amigos, amores e no trabalho. Muitos que sofrem deste problema sequer têm conhecimento e muitas vezes não procuram se ajudar. Dar-se uma chance para reconhecer falhas e fraquezas é tarefa nobre de quem deseja evoluir e superar seus problemas no dia-a-dia.

                  Vamos falar destes distúrbios sem entrar na psicologia e sim, na parte energética da questão.

                  Muitas vezes a mente prega peças ou utiliza meios de autodefesa, criando múltiplas personalidades em ocasiões distintas. Isso ocorre principalmente com indivíduos insatisfeitos com a própria vida. Já vi acontecer com pessoas no trabalho, entre pais e filhos, patrões e seus empregados, casais e até em viagens. Alguns seres chegam a ter personalidades diferentes, no lar, no trabalho, com familiares e amigos. Cada uma destas identidades é usada para não ser machucado e até não machucar.

                  A maioria das vezes isso veio desde criança, como autodefesa desta ou daquela situação, onde sofreu algum tipo de distúrbio emocional ou perda.
                  Muitas vezes isto acontece aonde a criança sofreu abusos de alguma forma, pelos pais, amigos, professores e até mentores espirituais. Isso parece chocante, mas é verdade!
                  Estas pessoas tornam-se intoleráveis a qualquer tipo de decepção, visto serem psicologicamente vulneráveis. Quantas mais decepções sofrerem, mais imagens distorcidas vão criando em sua mente de tudo e de todos. Muitas vezes, eles não aceitam o estilo de vida uns dos outros. Por exemplo, uma dessas personalidades pode ser puritana e a outra ser promíscua.

                  Portanto, a pessoa que sofre deste distúrbio não tem consciência dos fatos que a perturbaram no passado e cujo impacto mental a levaram a desenvolver outras personalidades. Chama-se tal fato de bloqueio mental. Faz, mas não sabe que faz!



                  Estes distúrbios, além de incômodo para os que o rodeiam, é também complicado para si próprio e tem raízes e heranças energéticas sérias, podendo fazer da pessoa um ser insatisfeito com tudo e com todos. Quando está atuada, a pessoa, por essa ou aquela energia de uma determinada forma, poderá utilizar as energias dos outros ao redor sem ao menos ter consciência disso. Seria como um aspirador sugando a energia de todos.

                  Uma das formas que chamamos de vampirismo, dentro dos estudos energéticos, na psicologia é chamada por “Sapping”. É quando um ser extrai toda e qualquer energia do outro sem dó nem piedade. Este ser vive centrado em si mesmo e procura sempre sugar energia do outro.

                  Alguma vez você esteve com alguém e ao cumprimentá-lo sentiu algo diferente?
                  Muitos não compreendem o porquê ficam debilitados no trabalho, entre colegas, em casa e até nos relacionamentos, mas o mais importante é entender estes distúrbios de personalidade e quanto é perigoso para si e para os outros. Um chefe brigão e doente é pior do que uma trombada, um filho mimado e malcriado idem, um relacionamento de qualquer espécie onde um só tem o comando... todos estes exemplos são validos nesta explicação, pois nos tempos de hoje todo o cuidado é pouco.

                  Sejam francos para quem vocês têm intimidade e podem explicar o que está acontecendo, ser leal é uma benção nos dias de hoje. Na maioria dos casos quem sofre destes distúrbios precisam de terapias, sejam psicológica ou energética e, infelizmente, alguns são muito duros em aceitar isso. Boa sorte e não desanimem com seus entes queridos que sofrem deste mal.



                  Distúrbio, disfunção ou transtorno alimentar está relacionado com a alimentação a nível metabólico e psicológico. Alguns distúrbios alimentares são:

                  ·         Anorexia Nervosa
                  ·         Bulimia Nervosa
                  ·         Obesidade
                  ·         Desnutrição

                  Estes distúrbios são mais frequentes nos adolescentes, estando associados a alguma disfunção emocional, na dinâmica da família, escola, trabalho, cultura, etnia, idade - a vida social. Contudo, não são só os adolescentes que manifestam estas disfunções.

                  Anorexia Nervosa

                  Distúrbio caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. Uma pessoa com Anorexia Nervosa é chamada de anoréctica. E uma pessoa anoréctica pode ser bulímica. Este distúrbio é frequente nos adolescentes e está relacionado com problemas de auto-imagem, exclusão social, um comportamente-compulsivo, história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade de Anorexia Nervosa é de 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicólogo. 

                  Bulimia Nervosa


                  Distúrbio caracterizado pela ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo. Esta ingestão é seguida por um sentimento de culpa e os bulímicos tentam vomitar o que comeram através diversas formas e medicamentos de forma a não ganharem peso.


                                                                     Ejaculação Rápida?



                  A Ejaculação Rápida ou Prematura é um distúrbio da função sexual que ocorre com um estímulo muito pequeno; antes, durante ou quase que imediatamente depois da penetração, sem controle e antes de desejá-lo.

                  É importante salientar que deve ser considerada se a ejaculação precoce ocorre de forma persistente e recorrente. A ejaculação que ocorre entre 1-2 minutos após a penetração vaginal sugere fortemente uma ejaculação precoce e cerca de 30% dos homens que sofrem deste mal ejaculam antes mesmo da penetração.

                  A Ejaculação Rápida é comum na juventude, no encontro com novos parceiros ou até após algum tempo de abstinência. Quando se estende pela maturidade e se torna presente em mais da metade dos encontros sexuais, torna-se aí sim um problema crônico, e pode ser caracterizado como um transtorno sexual.

                  Há dois tipos de distúrbios: a Ejaculação Rápida Primária, que existe desde o início da vida sexual do indivíduo, que nunca conseguiu controlar sua ejaculação, e a Ejaculação Rápida Secundária, que aparece num momento mais maduro da vida do indivíduo. Neste último caso, o homem já foi capaz, mas por algum motivo nao consegue mais fazê-lo.

                  A Ejaculação Rápida é a segunda disfunção sexual mais freqüente, perdendo apenas para a disfunção erétil. Calcula-se que entre 20 a 40% dos homens sofrem ou já sofreram alguma vez deste problema.




                  A impotência sexual
                  ·  Aprenda a relaxar. Tente exercícios de relaxamento, como respirar fundo ou relaxamento muscular progressivo, onde você conscientemente tensiona e relaxa cada parte do corpo em seqüência.
                  ·  Expresse seus sentimentos. As dificuldades do casamento ou de relacionamento não ajudam nos problemas sexuais. Raiva, ressentimento e mágoas geralmente caem sobre a vida sexual do casal, transformando o quarto num campo de batalhas. Fazer uma limpeza no relacionamento, ao invés de armazenar detritos emocionais, pode limpar o caminho para uma vida sexual mais saudável.
                  ·   o seu desempenho sexual.
                  ·  Lembre-se das suas experiências felizes. Se a ansiedade do desempenho minou sua confiança, pensar sobre os relacionamentos sexuais positivos ou experiências positivas
                  que você teve no passado pode elevar sua auto-estima. Também pode se convencer que você pode ter uma vida sexual plena no futuro.
                  ·  Leia, depois converse. Tire vantagem das várias fontes de informação sobre sexo, livros que podem ajudar você e sua parceira a resolverem os problemas e trabalhar para uma vida sexual mais satisfatória, bem como manuais sobre sexo e até mesmo vídeos.

                   o Normal style='margin:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align:justify; text-indent:-18.0pt;line-height:24.0pt;mso-list:l0 level1 lfo1;tab-stops:list 36.0pt'>·         Obesidade
                  ·         Desnutrição

                  Estes distúrbios são mais frequentes nos adolescentes, estando associados a alguma disfunção emocional, na dinâmica da família, escola, trabalho, cultura, etnia, idade - a vida social. Contudo, não são só os adolescentes que manifestam estas disfunções.

                  Anorexia Nervosa

                  Distúrbio caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. Uma pessoa com Anorexia Nervosa é chamada de anoréctica. E uma pessoa anoréctica pode ser bulímica. Este distúrbio é frequente nos adolescentes e está relacionado com problemas de auto-imagem, exclusão social, um comportamente-compulsivo, história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade de Anorexia Nervosa é de 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicólogo. 

                  Bulimia Nervosa


                  Distúrbio caracterizado pela ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo. Esta ingestão é seguida por um sentimento de culpa e os bulímicos tentam vomitar o que comeram através diversas formas e medicamentos de forma a não ganharem peso.




                  Anorgasmia é, literalmente, a ausência de orgasmos. É um distúrbio diferente da popular “frigidez”, que é outro distúrbio onde não existe o desejo sexual. A mulher que sofre de anorgasmia apresenta libido normal, mas por uma série de fatores, é incapaz de atingir o orgasmo.
                  A mulher possui uma psicologia muito complexa, com uma sensibilidade mais difusa e uma vivência mais espiritual e emotiva da sexualidade. Somado a isso, a mulher moderna vivencia novos desafios, como a própria autonomia conquistada durante o século passado, a responsabilidade no trabalho, além da responsabilidade única e exclusiva de ser mãe. Além de todos estes fatores, ainda existe o risco de alterações anatômicas, distúrbios hormonais e problemas osteomusculares que podem influenciar a sexualidade feminina. Por isso, o diagnóstico da anorgasmia é difícil e o tratamento deve ser multiprofissional, inclusive com um fisioterapeuta.
                  Um profissional especialista pode auxiliar a mulher a conhecer o próprio corpo, além de ser capaz de identificar alterações musculares corrigíveis e, dessa forma, desenvolver um tratamento capaz de ajudar a mulher a recuperar o prazer. Por exemplo, Moisés Parciornik, um pesquisador brasileiro, afirma que pressões intravaginais abaixo de 30 mmHg são indicativas de disfunção sexual na mulher, e essa pressão é gerada pela musculatura pélvica e perineal , que podem ser trabalhadas através de técnicas e exercícios fisioterapêuticos de forma similar à utilizada para incontinência urinária (Parte 1; Parte 2).
                  Além da anorgasmia, a mulher pode apresentar outros distúrbios que interferem na sua vida sexual, como incontinência urinária durante o ato sexual, dor durante o ato sexual (chamada de dispareunia) após cirurgia ou secundária a alterações biomecânicas da pelve (alterações dos movimentos desde a coluna lombar até os quadris).
                  É importante ressaltar que o fisioterapeuta especialista em uroginecologia estuda todo o complexo lombo-pélvico e é capaz de tratar vários distúrbios osteomusculares. Normal é ser feliz. Por isso, procure profissionais especializados e comece agora a buscar sua felicidade!
                  Sua vida pode ser melhor!



                  durante o sono isso é possível?

                  Distúrbio faz com que pessoas façam sexo durante sono, doença chamada de sexsomnia, pode acontecer durante episódios de sonambulismo.
                  Algumas pessoas caminham enquanto dormem; outras falam. Agora, um estudo descobriu que um em cada 12 pacientes com distúrbios do sono relataram ter feito sexo enquanto dormiam.
                  Os pesquisadores analisaram registros médicos de 832 pacientes consecutivos que buscavam ajuda em um centro do sono de Toronto, e descobriram que 63 pacientes, ou 7,6%, relataram ter feito sexo ou realizado outra atividade sexual, como masturbação, enquanto dormiam. Todos os pacientes preencheram questionários detalhados sobre seus problemas de sono.
                  O fenômeno, chamado de sexsomnia, é uma forma de parasomnia, um transtorno no qual as pessoas que estão adormecidas, mas em estado de semi-despertar, apresentam comportamentos dos quais não têm consciência. A sexsomnia é definida pela Classificação Internacional de Transtornos do Sono como algo que geralmente ocorre durante o despertar “confuso”, e pode ocorrer durante um episódio de sonambulismo.
                  Embora vários casos tenham sido descritos na literatura médica, o estudo, que ainda não foi publicado, está entre os primeiros a tentar quantificar a prevalência da sexsomnia entre pacientes com problemas de sono.


                  Estudo diz que 7 minutos é o tempo ideal para relação sexual

                  Pesquisa em 25/11/2009

                  bem mais curta do que você pensa! Em um estudo recente, os pesquisadores revelaram que a quantidade de tempo ideal para a relação sexual varia de 3 a 13 minutos,

                  Essa é a última palavra dada por uma equipe de 34 terapeutas sexuais, membros da Sociedade para a Terapia Sexual  dos Estados Unidos e Canadá. Enquanto alguns esquivaram-se da resposta dizendo que o tempo ideal é determinado por cada casal, a maioria esteve de acordo em que dura em média entre três e treze minutos.

                  O ato sexual que dura um ou dois minutos foi considerado "muito curto" pelos terapeutas sexuais.

                  O resultado do estudo vai na contramão da crença popular, a noção de que a resistência é a chave para uma melhor vida sexual.

                  O autor principal do estudo Eric Corta, professor associado de psicologia no Behrend College disse que o propósito do estudo era o de aliviar a pressão das mentes daqueles que crêem que "quanto mais... melhor" e de que se você realmente deseja satisfazer o seu parceiro, deve durar para sempre.

                  Uma pesquisa anterior publicada no Journal of Sexual Medicine concluiu que o tempo médio do coito era de 7.3 minutos. Isto foi baseado em um estudo de quatro semanas incluindo 1.500 casais em 2005, no qual as mulheres que participaram estiveram armadas com cronômetros.

                  Marianne Brandon, psicóloga clínica e diretora da Wellminds Wellbodies, disse que é difícil para os homens conseguirem que a relação dure mais que 13 minutos.

                  - "Há tantos mitos em nossa cultura a respeito do que outras pessoas estão fazendo sexualmente. A maioria das vidas sexuais das demais pessoas não são tão emocionantes como se pensa que são".

                   

                   

                   



                  É que não posso deixar de passar em branco uma noticia que veio na revista Sábado um dia destes.

                  "60 segundos já não é mau."

                  Sexo: Cientistas definem a duração mínima de uma relação. Duas dezenas de cientistas fizeram contas e chegaram a uma conclusão: a ejaculação só é precoce quando ocorre menos de um minuto depois da penetração. depois disso, a relação é considerada normal.

                  Ou seja 30 segundos, é péssimo; um minuto e meio, totalmente satisfatório. (??????)

                  Tendo em conta as seguintes situações:

                  1)O tempo médio dos homens no reino unido para atingirem uma ejaculação é de 250% acima da média que os cientistas acham satisfatório.

                  Que heróis! 2 minutos e meio! Puxa, Puxa!

                  2)O tempo médio para as mulheres atingirem um orgasmo é de 12 minutos.

                  3)Acredito que esse minuto pode até ser um minuto de puro prazer. Mas é só um minuto, certo?

                  Posto isto, qualquer coisa aqui neste estudo não está a bater certo!

                  Os estudos que esses cientistas têm feito devem andar a dar cabo dos seus neurónios, e não estão a bater com o berlinde todo.

                  Acho melhor reverem os estudos, senão em vez de uma parte das mulheres andar insatisfeita, andam todas! Será?

                  Homens, mostrem do que somos capazes! E metam na cabeça que elas precisam em média de 12 minutos.



                  Pesquisa em 03 de abril de 2008 Qual a duração ideal do acto sexual?

                  Testemunhos de 50 participantes permitiram definir a duração ideal de uma relação sexual. O sexo perfeito é mais rápido do que pensamos.

                  Uma nova pesquisa feita por terapeutas norte-americanos indica que sete minutos seria o tempo mais do que "agradável" para uma relação sexual. Segundo eles, as pessoas entrevistadas afirmaram que uma transa de um ou dois minutos é curta demais, enquanto uma de sete minutos seria ideal. Indo contra a fantasia de muitos, uma relação de 10 a 30 minutos foi considerada "muito longa".

                  Foram ouvidos 50 membros da Sociedade de Pesquisa e Terapia Sexual, entre psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Os autores do estudo, Eric Corty e Jenay Guardiani da Universidade da Pensilvânia disseram: "um homem ou uma mulher interpretam que sua vida sexual, bem como a do parceiro, depende de crenças pessoais espelhadas no desejo comum da sociedade."

                  "Muitos homens e mulheres parecem acreditar na fantasia do pênis grande e de transas que durem toda a madrugada", disse Eric. Ainda de acordo com os pesquisadores, em estudos anteriores grande porcentagem dos entrevistados disse que queria uma relação sexual que durasse mais de 30 minutos.

                  "O fato de não conseguirem atingir todo esse tempo, traz a tona o sentimento de decepção e descontentamento", afirmou Corty. "Com essa pesquisa, esperamos dissipar estas fantasias e encorajar homens e mulheres com informações reais sobre relações sexuais, evitando decepções e disfunções sexuais", disseram os autores em nota.

                  Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Sexual Medicine.












                  Um comentário:

                  1. Olá querido.

                    TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

                    Personalidade é definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um indivíduo (caráter). Pode-se dizer que é o "jeitão" de ser da pessoa, o modo de sentir as emoções ou o "jeitão" de agir.

                    Um transtorno de personalidade aparece quando esses traços são muito inflexíveis e mal-ajustados, ou seja, prejudicam a adaptação do indivíduo às situações que enfrenta, causando a ele próprio, ou mais comumente aos que lhe estão próximos, sofrimento e incomodação. Geralmente esses indivíduos são pouco motivados para tratamento, uma vez que os traços de caráter pouco geram sofrimento para si mesmos, mas perturbam suas relações com outras pessoas, fazendo com que amigos e familiares aconselhem o tratamento. Geralmente aparecem no início da idade adulta e são cronificantes (permanecem pela vida toda) se não tratados.

                    As causas destes transtornos geralmente são múltiplas, mas relacionadas com as vivências infantis e as da adolescência do indivíduo.

                    O tratamento desses transtornos é bastante difícil e igualmente demorado, pois em se tratando de mudanças de caráter, o indivíduo terá de mudar o seu próprio "jeito de ser" para que o tratamento seja efetivo.

                    ResponderExcluir