Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

04 novembro, 2011

Rio de Janeiro estuda criar a Cidade do Sexo

A Cidade do Sexo é um centro de estudos, comércio, entretenimento, memória e medicina ligados ao tema

O Rio de Janeiro pode criar nos próximos anos a Cidade do Sexo, com apoio oficial da prefeitura da cidade. A informação saiu no jornal O Globo, em reportagem do jornalista Alessandro Soler. A Cidade do Sexo, um centro de estudos, comércio, entretenimento, memória e medicina ligados ao tema, foi concebida por Igor de Vetyemy para ocupar a Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, uma zona de prostituição. O prefeito Cesar Maia, no entanto, prefere que o projeto vire realidade, mas na zona portuária.
A construção e a administração caberiam à iniciativa privada. Vetyemy estima em algo como R$ 260 milhões o custo de implantação, com a geração de mil empregos nas obras e 300 na abertura. O poder público facilitaria o processo e participaria dos debates com a sociedade.
— Há museus em Amsterdã, Londres, que tratam da sexualidade. Mas esse centro seria o primeiro a integrar estudos, museu, saúde e atendimento social ao sexo em si. No Rio, culto ao corpo, sensualidade e sexualidade não são explorados de forma positiva — diz Vetyemy.
Isolamento térmico e acústico
O projeto se baseia nos preceitos da chamada arquitetura líquida, que tem entre os projetos mais famosos o centro de exposições de Weil am Rheim, na Alemanha, da arquiteta iraniana Zaha Hadid, e o escritório de arquitetura FOA, em Barcelona. O conceito se materializa em construções de formas fluidas, sem a rigidez dos prédios tradicionais. No projeto de Vetyemy, a sinuosidade do edifício remete à prática sexual.
O grande e contínuo prédio é dividido em cinco setores: centro de estudos e pesquisa; centro de medicina, centro de entretenimento (onde, entre outras atrações, haveria cabines isoladas nas quais se poderia fazer sexo), centro de comércio com lojas ligadas ao tema da sexualidade e museu.
A tecnologia a ser empregada foi desenvolvida pela Coppe/UFRJ. Trata-se de uma malha modular de compósito (liga química de plásticos reciclados reforçados por fios de aço), que receberia o revestimento de travesseiros de ar moldados em PVC, o que proporcionaria isolamento térmico e acústico.
Um dos pontos mais polêmicos são as cabines — ou cápsulas — para a prática sexual. Mediante o pagamento com algumas moedas, qualquer um poderia dar à cápsula um uso similar aos dos quartos de motel. As estruturas de espuma seriam adaptadas para a prática de posições do “Kama Sutra”, o tratado sexual indiano celebrizado pelos movimentos acrobáticos descritos. Não haveria espaço específico para prostituição, que já ocorre nas ruas.
O prefeito elogia o projeto, que considera “excelente” e “de cunho educativo”. Mas acredita que o nome Cidade do Sexo poderia provocar um efeito inverso ao desejado:
— Sou certamente favorável a esse projeto, e acredito que seu conteúdo não tem esse objetivo (de promover oba-oba em torno do sexo). O desenho da cobertura e o nome poderiam provocar resistências. Creio que com pequenas adaptações elas seriam vencidas.
Na reunião em que conheceu o projeto, Cesar contou ter ouvido do prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, uma interessante consideração sobre o Rio durante recente encontro de prefeitos na França:
— Ele me disse que o Rio é a única cidade do mundo cujo tema é o corpo. Acho que esse projeto, nessa concepção, tem tudo a ver conosco.
Arquiteto levou nota 10 com louvor
Caso fosse construída em Copacabana, como pensado originalmente, a Cidade do Sexo exigiria que o fluxo de veículos da Princesa Isabel fosse transferido para túneis subterrâneos. Isso, na avaliação de Vetyemy, contribuiria para atenuar engarrafamentos constantes no cruzamento da avenida com a Nossa Senhora de Copacabana, abolindo sinais de trânsito.
Apresentado por Vetyemy no curso de graduação em arquitetura da UFRJ, o projeto obteve nota 10 com louvor unânime da banca, encabeçada pela professora Flávia de Faria, também orientadora. A própria universidade o inscreveu no concurso Opera Prima. Promovido por uma indústria de matérias-primas, é um dos mais importantes a premiar jovens arquitetos no país. Vetyemy é finalista e tem garantida pelo menos a menção honrosa. O ganhador será anunciado em agosto.

Falta de sexo pode causar estresse e outras doenças

Fani é capa da Playboy de abril. Foto: Divulgação Fani sentiu falta de sexo enquanto esteve confinada na casa do BBB-7
Foto: Divulgação

A carioca Fani, que esteve confinada na casa do BBB-7, vivia estressada. O motivo, segundo ela, era falta de sexo.

Veja também:

» O que acontece com o corpo na hora do sexo


De acordo com especialistas, é provável que ela tenha acertado em cheio a causa do mal-estar. Segundo eles, a energia sexual é capaz de melhorar o sistema de defesa do organismo contra doenças, reduzir a concentração de gordura no corpo e aumentar a produção de endorfinas, substâncias naturais que combatem a ansiedade e o estresse.

Quem está há algum tempo sem fazer sexo ou tem disfunções sexuais, como impotência e falta de desejo ou orgasmo, deixa de produzir endorfinas. Por isso, aumenta as chances de incidência de doenças ligadas ao estresse, como neurastenia - mau humor, irritabilidade e cansaço - e até depressão.

Exercícios evitam doenças

Para evitar as doenças ligadas à sexualidade, médicos recomendam mudanças no estilo de vida, incluindo a prática regular de algum tipo de atividade física. Elas ajudam o corpo a ficar mais forte e saudável.

Caminhar ou correr durante cerca de 30 minutos, pelo menos 4 dias na semana, já é suficiente para quem pensa em iniciar uma rotina de exercícios.

De acordo com especialistas, quem já possui o problemas pode recuperar a rotina sexual se iniciar um programa de exercícios físicos. Os resultados podem aparecer em menos de dois anos.