Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

08 outubro, 2012

Os adolescentes começam a fazer sexo cada vez mais cedo




sexo na adolescência
adolescentes e a descoberta da sexualidade. foto sem autoria
Na adolescência, o período compreendido entre 10 e 20 anos, é conhecido como uma fase bastante complicada. É nessa fase que o corpo passa pelas primeiras transformações e as dúvidas e incertezas são bem comuns nesse período. As garotas têm a primeira menstruação (menarca) e sentem as transformações do corpo de forma mais acentuadas. Vários relatos de espinhas (acnes) no rosto, e aumento dos seios e mudanças no manequim são observados pelas pessoas mais próximas.
Nos garotos, a sensação dos primeiros orgasmos e o interesse pelo sexo oposto, resultado dos hormônios em ebulição, são os mais relatados nessa faixa etária. Também, poluções masculinas (ejaculações espontâneas sem coito), o crescimento de pêlos no corpo, a mudança de voz nos rapazes, o amadurecimento da genitália, com aumento do tamanho do pênis, entre outros. É quando tudo parece ser um bicho de sete cabeças. Essa é a fase da puberdade, onde os adolescentes tentam se impor perante os adultos e falar de assuntos sexuais em rodas de amigos.
 A ansiedade pela primeira experiência sexual e o medo de não saber como lidar com a parceira na hora H, são os maiores desafios dos garotos, que anseiam por esse momento. Como se a vida fosse acabar hoje. Já para as garotas, o maior tabu é perder a virgindade e o medo de engravidar. Hoje, essa realidade tem mudado um pouco, pois, os adolescentes têm mais informações e a conversa sobre sexo em família é mais comum que há vinte anos. Além disso, a internet tem contribuído para uma socialização dos jovens, inclusive, muitos buscam informações sobre sexo na web. Mas, o risco da internet é muito grande, pois ninguém tem controle no ciberespaço, nem mesmo os pais.

o despertar da sexualidade
o despertar da sexualidade. foto sem autoria
Claro que em outros países, a chegada da adolescência pode ser bem diferente da dos brasileiros. Os países ocidentais, como os Estados Unidos e a Inglaterra ou França, onde o processo de educação continuada e a grande soma de informações acabam por retardar a necessidade, por parte dos jovens, da busca de uma vida separada de seus pais. Muitos ainda moram com a família depois dos 20 anos. Já em países como o Brasil, África e Ásia, por exemplo, a necessidade de força braçal, desde muito cedo, antecipa a entrada da criança na adolescência e nas responsabilidades diárias que lhe são impostas.  
Diferenças na atitude de garotos
 e garotas sobre sexualidade
As meninas adolescentes amadurecem em média dois anos antes dos rapazes. Geralmente, elas fortificam sua feminilidade, prorrogam os encontros sexuais e selecionam com mais critério o parceiro adequado para poderem ter sua primeira relação sexual, e isso ocorre de forma gradual. A perda da virgindade é um momento muito especial para grande parte das garotas. É a descoberta do corpo e do prazer. Já os meninos, agem de forma mais incisiva, procurando nem sempre a qualidade e sim a quantidade de garotas.
Os adolescentes estão iniciando na vida sexual cada vez mais cedo, em média aos 15 anos de idade. Portanto, os pais e a escola têm que mantê-los cada vez mais informados sobre a gravidez precoce e os perigos de se contrair uma (doenças sexualmente transmissíveis). Contudo, o melhor caminho, ainda é a verdade e o diálogo, mesmo que o assunto sexo seja embaraçoso para muitos adultos e adolescentes. O diálogo sincero poderá evitar, por exemplo, os abusos que crianças e adolescentes vêm sofrendo com à falta de informação, relacionado às recentes  ”, uma febre no Brasil, que além da conotação sexual, há também relatos de estupros contra menores.

Pulseirinhas com conotação sexual
Pulseirinhas com conotação sexual. foto sem autoria
Vale lembrar, que no mês de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma triste realidade enfrentada por meninos e meninas de todo o Brasil.