Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

15 abril, 2012

Baixa autoestima leva o homem a trair?

 
"Mas é de fato a frieza e a distância afetiva dos casais que abre espaço para a traição, principalmente de homens com autoestima pouco estruturada. É como se eles ficassem à espera de se sentirem queridos e admirados"
Autoestima é o valor e apreciação que a pessoa faz de si mesma.

Pode ser bonito ter algum padrão de sucesso, seja financeiro, profissional ou social; ter um desempenho sexual dentro da média, nada que o coloque abaixodo mundo.
Mas se essa pessoa não estiver segura de seu valor e merecimento, ela ficará se comparando e tentará outras maneiras de alimentar uma confiança a mais em si mesma.



Não pretendo dizer aqui que todo homem que trai é um coitadinho frágil com autoestima ruim. Quando falo da baixa autoestima que acompanha muitos homens que traem, estou me referindo àqueles homens que muitas vezes carregam dentro de si uma eterna sensação de que são insuficientes e que podem ser desmascarados a qualquer momento pela sua “menor capacidade ou potencial”.


Muitos homens não se acham bem-sucedidos.


Por exemplo: por ter estudado menos do que julga necessário, por ter conhecidos que tiveram uma ascensão social/profissional e financeira maior que a dele.


Isso pode refletir em várias maneiras desse homem buscar autoafirmação. Uma dessas maneiras pode ser a de viver de aparência, usar roupas de grife, relógios de marca, procurar ter o melhor carro... Enfim, buscar tudo que traga a sensação de fazer parte desse mundo bem-sucedido. E inclusive integrar esse seleto “clube”: frequentar os mesmos bares, restaurantes...


Outros irão buscar autoafirmação e sensação de competência desfilando com mulheres jovens e bonitas. É verdade que frequentar lugares da moda e desfilar com mulheres lindas faz parte do desejo de muitos (talvez da maioria), mas exige uma boa autonomia financeira.


A sensação de aprovação social tem uma influência muito forte quando falamos de relacionamentos ‘estáveis’, seja namoro, noivado ou casamento.


*Neuman em sua pesquisa descrita no livro ‘A verdade sobre a traição masculina’ (Ed. Best Seller), relata que a falta de motivação, de atenção e desejo sexual no relacionamento faz esse homem se sentir desvalorizado, inclusive também como companheiro, pai e marido.


Para muitos homens a convivência com mulheres fortes, que trabalham e têm seu dinheiro pode trazer uma sensação de insuficiência, o que os motivam a buscar mulheres ‘mais fragéis’ - entendam menos autossuficientes pessoal e financeiramente. Esse homem se sente forte e poderoso diante dessa mulher. Essa busca reflete uma autoestima rebaixada.
Mas é de fato a frieza e a distância afetiva dos casais que abre espaço para as traições, principalmente de homens com autoestima pouco estruturada. É como se eles ficassem à espera de se sentirem queridos e admirados.
Ego infantil?
Para alguns diria que sim, um amadurecimento falho, provavelmente fruto de uma autoestima comprometida desde a infância ou adolescência.


Esses homens acabam também sendo vítimas fáceis de mulheres sedutoras, interessadas em conquistar e tirar algum tipo de vantagem, desde um jantar, presentes, aventura ou de um jogo de poder, onde o interessante é conquistar esse ‘moço frágil’ e também tirá-lo da 'oficial'.


Teste: 10 principais motivos que levam o homem a trair
1- Autoafirmação para si e para mostrar aos amigos que é bom;


2- Baixa autoestima;
3 - Necessidade de afirmar masculinidade;
4 - Insatisfação sexual e afetiva no seu relacionamento;
- Desejo de ser afetivamente mais cuidado e valorizado;
- Oportunidade, tipo “levei uma cantada”, tenho de aproveitar para ser 'esperto';


7 - Fui convidado/seduzido por uma conhecida para ser seu P.A (pau amigo);


8 - Sair da monotonia do relacionamento sexual e buscar novidades e fantasias de autoafirmação;
9 - Medo de se sentir inferior à sua mulher/companheira e buscar mostrar para si que é um homem desejado;
10 - Vingança e sentimento de raiva de uma mulher forte que o faz não se sentir-se tão importante.
Se você identificar duas ou três alternativas próximas à sua vivência, é hora de parar e refletir se está realmente disposto a correr o risco de se aventurar e pôr a perder a sua relação. Muitos casais resgatam seus relacionamentos com muita qualidade e intensidade quando se dão conta que podem e são importantes um para o outro, e que autoestima e autoafirmação podem fazer parte de uma construção sem traição.
A busca terapêutica muitas vezes é importante para concluir inclusive se vale a pena para os dois investir nessa relação e reinventá-la de um jeito mais amoroso e gostoso.


* M. Gary Neuman : psicólogo americano que fez pesquisas sobre motivos da traição masculina