Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

01 novembro, 2010

Dima se torna a primeira mulher presidente da história do Brasil ELEIÇAO 2010


ELEIÇAO 2010

Votos apurados

100,00%

Presidente

·          







    



DILMA PT 56,05%   
JOSÉ SERRA PSDB 43,95%


A eleição da petista Dilma Rousseff é um passo importante para que a sociedade brasileira enterre de uma vez por todas o preconceito de gênero. Esta é a opinião de diferentes cientistas políticos, professores universitários e políticos ouvidos pelo Terra sobre o tema após a confirmação da vitória da escolhida do presidente Lula para sucedê-lo. Todos concordam, entretanto, que ainda não se pode falar que o Brasil alcançou a emancipação da mulher e a igualdade de gêneros, e que muito da vitória da ex-ministra da Casa Civil se deve à popularidade de seu padrinho político, independente do fato dela ser mulher.
Para o cientista político da Universidade de São Paulo (USP), Humberto Dantas, o fato da petista ser a candidata de um governo bem avaliado pesa mais do que as questões de gênero. "Mas em termos de uma consolidação do que poderíamos chamar de ruptura de valores, ou de tradições e aspectos conservadores, a eleição dela ajuda", diz ele. "E isso já vinha acontecendo há muito tempo no Brasil. Tivemos mulheres prefeitas em grandes capitais, mulheres governando Estados. É sim importante, e rompe barreiras do que poderia ser resquício de um conservadorismo. Mas ela chega ao poder muito mais pelos méritos de seu principal fiador do que pela questão de gênero".
Ricardo Young, candidato derrotado ao Senado em São Paulo pelo PV e apoiador da candidatura de uma outra mulher, Marina Silva (PV), entende que a eleição de Dilma sinaliza a modernização da política brasileira. "É uma experiência já vivida em outros países da América Latina, e que vai estimular mulheres em geral a participarem da política. Mas, a condição de gênero não é suficiente pra ser uma boa presidente".
A presença de mulheres em cargos máximos de comando está se tornando uma constante no continente. Exemplos recentes são Cristina Fernández Kirchner, que preside a Argentina desde 2007; Michelle Bachelet Jeria, que foi a primeira mulher a governar o Chile, entre 2006 e 2010; e Mireya Moscoso Rodrigez, que atuou como presidente do Panamá de 1999 a 2004. Para Aldo Fornazieri, sociólogo da FESPESP, a eleição de Dilma é representativa para retratar o espaço cada vez maio que as mulheres ocupam na vida política. "Paulatinamente, num processo difícil e intrincado, a mulher vem adquirindo status e importância política, se equiparando aos homens", avalia ele.
Os estudiosos assinalam, entretanto, que uma vez no poder, Dilma não poderá se esconder atrás de sua figura feminina, como sugeriu mais de uma vez o presidente Lula durante a campanha, ao dizer que os ataques e críticas que sua protegida sofria eram motivados por sua condição de gênero. "Terminada a eleição, estas astúcias e manobras que são inerentes a uma campanha eleitoral vão desaparecer. A avaliação dela, no exercício efetivo do cargo deve se pautar pelas questões técnicas e de natureza política", disse Fornazieri.
Dantas segue na mesma toada: "na campanha isso é possível de ser feito, mas no governo não dá; o governo é a vida real. Não dá tempo de ficar dizendo ou usando justificativas desta maneira".

Dima se torna a primeira mulher presidente da história do Brasil

Ela é uma das 17 mulheres líderes mundiais atualmente, grupo ao qual se somará agora Dilma Rousseff.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita, Dilma Rousseff assumiu seus primeiros compromissos com os brasileiros. Primeiro, o de honrar e valorizar às mulheres. Bastante emocionada, ela agradeceu ao presidente Lula e disse que baterá muitas vezes em sua porta a partir de janeiro de 2011.
Dilma falou para militantes, lideranças políticas e imprensa, em Brasília. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Apesar de se dizer triste com algumas coisas que foram divulgadas, ela disse que prefere uma imprensa barulhenta e livre que uma silenciosa da ditadura.


Outra meta é a de erradicar a miséria e permitir que todos os brasileiros tenham oportunidades. A questão econômica também foi citada pela presidente eleita como uma das principais frentes do seu governo. "Cuidaremos da nossa economia com responsabilidade", disse.


Dilma foi recepcionada pelas principais ldienraças políticas do país, por ministros, senadores e governadores eleitos no hotel Naoum Plaza, em Brasília, onde ela fez seu primeiro pronunciamento.


Muito aplaudida em suas manifestações, os aliados políticos se empolgaram ainda mais quando ela estendeu a mão à oposição e garantiu que não viarará às costas aos estados que preferiram seu adversário político, como o Rio Grande do Sul, onde ela construiu sua história e onde vive sua família.


Com o forte apoio do presidente Lula, ela assumirá o governo federal em 1º de janeiro de 2011. Ao votar na manhã de domingo, em Porto Alegre,  que preferiu José Serra, afirmou que governará para "todos os brasileiros, sem exceção".


Com ampla base aliada e os bons resultados no primeiro turno, ela assegura a maioria entre os deputados federais e senadores. Dilma assumirá a Presidência sem nunca ter exercido outro cargo eletivo.

Governadores eleitos

Estado
Governador
Partido
Vice-governador
AC
AL
AP
AM
BA
CE
DF
ES
GO
MA
MT
MS
MG
PA
PB
PR
PE
PI
RJ
RN
RS
RO
RR
SC
SP
SE
TO
[editar] Senadores eleitos
Foram renovados dois terços do Senado.
Estado
Senadores
Partido
Suplentes
AC
AL
AP
AM
BA
CE
DF
ES
GO
MA
MT
MS
Desconhecido
Desconhecido
MG
PA
PB
PR
PE
PI
RJ
RN
RS
RO
Tomaz Correia
Desconhecido
RR
SC
SP
SE
TO
[editar] Câmara dos Deputados em 2010
Partidos
Cadeiras
88
79
53
43
41
41
34
28
21
17
15
15
12
8
Outros Partidos
18
Total
513