Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

12 abril, 2012

Mulher faz mais sexo no período fértil, diz estudo


Uma única relação sexual sem proteção tem mais chances de resultar em gravidez do que se pensava até o momento, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada na revista Human Reproduction.
Cientistas do Instituto Nacional Americano de Ciências da Saúde Ambiental descobriram que as mulheres são levadas insconscientemente a ter mais relações sexuais durante o período fértil – o número de relações nesses dias é 24% maior que no resto do ciclo menstrual.
O estudo se concentrou em mulheres que passaram por cirurgia de esterilização ou usavam o dispositivo intra-uterino (DIU) como método anticoncepcional.
Segundo Allen Wilcox, chefe da equipe que realizou a pesquisa, nessas mulheres, a freqüência de relações aumentava durante os seis dias mais férteis do ciclo e no pico da ovulação, mesmo sabendo claramente que não queriam engravidar.
"Isso sugere que casais que 'se aventuram' em relações sem proteção estão jogando com a sorte", disse.
O cientista lembra ainda que uma boa parte das mulheres não sabem qual é o seu período fértil.
'Forças biológicas'
Neste novo estudo, os cientistas descobriram que as mulheres fazem sexo 0,29 vezes por dia. Mas nos seis dias mais férteis do ciclo, essa média aumentou para 0,34.
Segundo Wilcox, há três explicações para isso: um aumento do desejo sexual durante a ovulação, um aumento da poder de sedução ou uma ovulação que acelera as relações sexuais.
Já se sabia, por meio de outras pesquisas, que em muitas espécies de mamíferos as relações sexuais são freqüentemente coordenadas com a ovulação, mas ainda não se tinha provado que o mesmo ocorria entre seres humanos.
"É incrível como as forças biológicas que dão forma a esse aspecto tão íntimo do comportamento humano ainda não são profundamente conhecidas", disse o cientista.
"Para casais que querem ter um bebê, esses mecanismos biológicos são um parceiro silencioso, que ajudam a otimizar a duração da relação", afirmou. "Mas aqueles que não querem uma gravidez precisam saber que a natureza está agindo sutilmente contra eles."