Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

25 setembro, 2011

É possível um casal sair da crise sexual? De que forma?

por Marcelo Tsitsa
"Converse com sua companheira, sem julgamentos ou acusações, mas com disponibilidade para ouvir e depois falar.

Quando um relacionamento avança no tempo, precisa muito mais de nossa atenção e dedicação em relação ao sexo, se queremos que continue como algo gostoso e estimulante"

É preciso abrir espaço para intimidade e namoro"
Resposta: Sim, é possível um casal sair da crise sexual. No entanto, é necessário vontade e ação, dos dois. Muitas vezes os casais percebem que tem problemas, não sabem exatamamente o que fazer, e ficam esperando algo acontecer, como se uma solução mágica fosse possível.
Ou então, ficam esperando um pelo outro, numa espera sem fim. A sua já dura sete anos...

O medo de encarar o problema de frente e isto ameaçar a relação, também pode existir, mas é enganoso. Saídas como a que você tem buscado, como se satisfazer com a pornografia na Internet, facilitam o compromisso com a fidelidade, que existe entre vocês, mas adiam a resolução de um problema que tem trazido sofrimento, senão para os dois, pelo menos para você. A melhor alternativa é essa que você escolheu, olhar de frente para a dificuldade e começar a buscar uma solução. E quando não se sabe o que fazer, buscar apoio de alguém que realmente possa ajudar é o caminho.


Primeiro é preciso lembrar se a vida sexual já foi satisfatória mesmo no começo do relacionamento. Muitas vezes, o casal está tão encantado um pelo outro, que diminui o peso de um problema para poder continuar do lado da pessoa amada. No entanto, com o tempo, aquele problema inicial vai se tornando mais e mais pesado e começa a interferir no bom andamento da relação. Neste caso, geralmente, a impossibilidade de vivenciar o sexo com tranquilidade está mais localizada em um dos dois, que precisará se cuidar. Ou então, existe uma dificuldade de comunicação do casal a respeito deste assunto: muitas vezes os dois estão insatisfeitos, mas não têm coragem de falar, por medo de magoar ou constranger.


Neste caso, a solução pode ser mais fácil do que se imagina, a partir do momento em que haja uma conversa franca, em que os dois se conheçam mais e se tornem cúmplices na busca de uma vida sexual mais gostosa e saudável.


Se, de outro modo, a vida sexual era realmente boa no início e foi ficando ruim com o tempo, é preciso entender o que pode ter acontecido. O casal pode ter se acomodado com o casamento, o que é muito comum. Deixam de ver o par como alguém que precisa ser conquistado e a rotina toma conta do relacionamento. Sedução, criatividade, surpreender o ser amado, são deixados de lado, como se não fosse mais necessário. Muito pelo contrário, quando um relacionamento avança no tempo, precisa muito mais de nossa atenção e dedicação em relação ao sexo, se queremos que continue como algo gostoso e estimulante. Se não, acontece o que você diz, deixa de existir motivação para que ele aconteça. Tudo que é bom, a gente quer repetir….Já o que incomoda, frustra, a gente evita.


Mas temos que levar em consideração, que pode não ser exatamente uma dificuldade relacionada à vida sexual que tenha afastado vocês. Se houve alguma grande mágoa, decepção na vida do casal, isto pode funcionar como um banho de água fria, que esfria a relação. Principalmente se não foi bem resolvida.

E existe também a possibilidade de descobrirmos que nosso par é um ótimo amigo, companheiro, mas que como amante, não nos estimula.

Assim, avalie qual seria a questão que pode estar mais relacionada à história de vocês. Converse com sua companheira, sem julgamentos ou acusações, mas com disponibilidade para ouvir e depois falar. Se conseguirem descobrir onde está a trava, planejem a saída dessa situação, incluindo muito namoro e espaços de intimidade. Mas se não conseguirem sozinhos descobrir o caminho, ou sabem que se gostam, querem ficar juntos, mas que é preciso haver mudanças, apesar de não saberem exatamente quais, uma terapia de casal pode ser fundamental para ajudar vocês a vencer esse desafio. Coragem, e não adiem mais a busca de outras alternativas para viver mais feliz.