Tradutor

http://1.bp.blogspot.com/-cTQ6nQS_FEg/T-9PuIglwxI/AAAAAAAABG4/NILfi6iRsc8/s1600/banner-amor.jpg

27 novembro, 2010

Rio de janeiro da Cidade Marvilhosa... se Transforma na Cidade do Medo!!! Após invasão, polícia vasculha o Complexo do Alemão

Após invasão, polícia vasculha o Complexo do Alemão

Policiais retiram da favela armas, drogas, munições e outros suprimentos que abastecem o crime organizado na região

Policiais militares invadiram o Complexo do Alemão às 7h59 da manhã deste domingo, pondo fim à espera que durou toda a madrugada e o início da manhã.  A ocupação ocorreu com pouca resistência e logo em seguida deu lugar a uma operação para vasculhar casas e barracos do complexo, em busca de armas, drogas e outros suprimentos que abasteciam a rede do crime organizado na região.
Foto: AFP
Invasão ao Morro do Alemão teve início por volta das 8 horas da manhã deste domingo
O acesso dos policiais foi feito pela entrada principal do complexo de favelas, pela esquina da rua Joaquim de Queiroz e da avenida Itararé, por onde 60 homens da Cordenadoria de Recursos Especiais (Core) deram início à retomada do território dominado por cerca de 500 traficantes armados de metralhadoras e fuzis.
Em uma única casa, localizada próxima ao lugar onde traficantes haviam feito um buraco de dois metros de diâmetro para evitar o acesso dos blindados, a Polícia Civil apreendeu um fuzil de calibre 30, pelo menos outros 10 fuzis, munições e uma quantidade muito grande de maconha e cocaína, estimada em uma tonelada.
As buscas prosseguiram na tarde deste domingo, enquanto dois helicópteros do Exército e outros dois da Polícia Civil sobrevoavam a área em voos rasantes, repassando informações para os policiais que agem na comunidade. Até pouco depois do meio-dia, policiais contavam pelo menos 5 fuzis antiaéreos e mais de 20 fuzis. Além disso, várias toneladas de drogas deixam a favela a todo o momento, o que ainda dificulta uma conta exata do montante apreendido. Presos também chegam sem parar à unidade de reconhecimento montada pela PM, mas até agora somente três deles foram contabilizados oficialmente. Os números finais da operação, segundo a polícia, só serão conhecidos mais tarde.
Várias pessoas foram presas, mas até o início da tarde nenhum balanço ou estimativa havia sido divulgado pelos policiais. Os criminosos detidos estavam sendo levados para uma unidade de força tarefa da Polinter e os que possuem ficha criminal seriam encaminhados para a 22ª DP, na Penha.
Bloqueios
Como parte da operação, mais de 40 acessos à favela foram bloqueados por militares do Exército. Moradores foram impedidos de entrar na comunidade, por medida de segurança. Por volta das 7h, um casal com um bebê recém-nascido tentou entrar na favela, mas foi impedido pelos soldados do Exército.
Noite teve tiroteios dentro do Complexo do Alemão
 
Os militares explicaram que havia o risco de a família ser usada como escudo pelos bandidos ou ser atingida por balas perdidas. Pela janelas das casas, alguns moradores estenderam panos brancos em pedido de paz.
Ontem, a Polícia Militar deu um últimato aos criminosos, que tiveram até o fim da noite para se render e deixar a favela com as armas sobre a cabeça. Boa parte dos bandidos resistiu, num claro sinal de que partiriam para o confronto. Até ontem, só Diego Raimundo da Silva dos Santos, conhecido como , acusado pela polícia de ser auxiliar direto de um dos líderres do tráfico de drogas na comunidade, e Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, tinham se entregado.
Desde o início dos confrontos, quando a polícia ocupou a Vila Cruzeiro, favela vizinha ao Complexo da Penha, moradores dizem que estão sem luz e água. O governador na noite deste sábado em que afirmou que "o momento é de retomada de territórios, de afirmação da ordem e do Estado de Direito Democrático".

Nenhum comentário:

Postar um comentário